Premiação encerra exposição de Rubens Paiva
Estudantes da Escola Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes se apresentaram
Os olhares atentos dos alunos da Escola Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes durante a cerimônia de premiação e encerramento da exposição sobre o Rubens Paiva mostra o interesse que a história do engenheiro gerou nos estudantes.
Após uma semana em cartaz, a exposição foi encerrada no dia 28/05 com uma emocionante cerimônia, que contou com a palestra de Nadine Monteiro Borges, a advogada e ex-presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio.
Nadine falou sobre as torturas realizadas pelo Regime Militar e traçou um paralelo com as mortes que ainda acontecem atualmente com a população pobre nas cidades brasileiras.
“Todo mundo conhece o nazismo. Hoje, não é admissível que um prédio na Alemanha tenha o nome do Hitler, certo? Mas isso só acontece porque os crimes foram investigados, as pessoas sabem o que aconteceu. Aqui no Brasil, não. As pessoas não conhecem. Precisamos conhecer para que não se repita. Não deixem falar que a vida era melhor na época da Ditadura”, disse Nadine.
Emoção
No entanto, o momento mais importante do evento foi a premiação dos alunos que participaram do concurso de redação sobre Rubens Paiva. A aluna do 2º ano Juliana Victoria Soares de Souza escreveu um poema sobre o engenheiro e ganhou um tablet.
A estudante, que diz que quer ser engenheira e jornalista, contou que a sua inspiração veio do teatro.
“Eu já trabalho com teatro e televisão e, nessa área, o improviso é muito importante. Então, eu fui escrevendo cada dia um pouquinho, na aula, no trabalho”, contou ela, que além de estudar, também trabalha como atendente em uma lanchonete. “Isso foi muito bom, não só para mim, mas para toda a escola, porque estou carregando o nome da escola”.
Um grupo de alunos fez uma apresentação de hip hop com o tema “O Petróleo é Nosso” e sobre a história de Rubens Paiva.
Além disso, Vitória Cristina e Eric Douglas, ambos do 2º ano, apresentaram a música escrita por Vitória e com melodia de Eric. Luan Oriente, também do 2º ano, cantou com os amigos, em um dueto que emocionou os presentes.
O professor de história Amarildo Pinto também ganhou um tablet e a escola foi presenteada com o livro “1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart”, de Almino Affonso.
Rubens Paiva De Juliana Victoria Soares de Souza |
Quem foi ele? Talvez o réu? Talvez a vítima? Qual o teu nome? Quem é esse homem? Lutou, Conquistou, Morreu.
E mesmo a ponto de perder a vida, Se manteve mudo diante da repressão. E retumbante diante de todos: “Entrei no Brasil, estou no Brasil, vou ficar no Brasil”
E olha que ironia, ser acusado de fugir em um fusquinha Angústia, aflição, tortura. Coitada de Maria presa com sua filha.
E o que foi feito do bélico? Morto talvez? Mas um lutador não morre. É perpetuado. |
Música sobre Rubens Paiva Letra: Vitória Cristina Música: Eric Douglas |
Confesso que eu nunca me interessei em saber de você 2x{Rubens Paiva esse nome é familiar em alguns lugares eu já ouvi falar, pode acreditar esse cara fez história} E parte dela eu vou contar...
Eu já sei eu mesma quero contar, já comecei e não vou querer parar, na moral, esse cara era profissional...
Legal... Você sabe o que aconteceu? O seu mandato foi cassado e ele se escondeu
E aeronáutica toda armada entraram em sua casa e adivinha? Prenderam Rubens Paiva! |