7 de outubro cortada senge

Nesta segunda (7), o aumento da violência policial no Rio em debate, com transmissão ao vivo

O Soberania em Debate recebe Ana Paula Oliveira, do Movimento Mães de Manguinhos, e o antropólogo Michel Gherman, pesquisador do nazismo, entre outros temas

"Violência e Criminalidade – Quando o Estado mata" é o tema do próximo Soberania em Debate, nesta segunda-feira (7), às 15h, com transmissão ao vivo pela página do SOS Brasil Soberano no Facebook. 
 
Na pauta, o agravamento da violência contra a população das comunidades do Rio de Janeiro, desde a eleição do governador Wilson Witzel. Participarão do debate Ana Paula Oliveira, do Movimento Mães de Manguinhos, o historiador e antropólogo Michel Gherman e o deputado federal Glauber Braga (PSOL). A mediação será do historiador Francisco Teixeira, que coordena o SOS Brasil Soberano. O encontro acontece na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e é parte da agenda do Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Senge/RJ destinada a promover discussões e eventos para colher subsídios que contribuam com políticas públicas, um projeto de desenvolvimento e justiça social.
 
Os debatedores:
 
  • Ana Paula de Oliveira – Formada em Pedagogia, é uma das fundadoras do Movimento Mães de Manguinhos, criado após o assassinato do filho Johnatha de Oliveira Lima, 19 anos, em 2014. O PM Alessandro Marcelino de Souza, lotado à época na UPP local, matou o rapaz com um tiro nas costas. Segundo relato de Ana Paula, o policial está solto, trabalhando no hospital da Polícia Militar no Estácio. Ela soube que o PM já fora preso em 2013, acusado de homicídio tríplice, mas mesmo assim saiu da cadeia.
  • Michel Gherman – Possui graduação em História com licenciatura em Educação pela UFRJ. É mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University of Jerusalém e pós-graduado em História Social na UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pó-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFRJ e Co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes na mesma Universidade. Também é pesquisador do Núcleo de Estudos da Política da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Glauber Braga – Bacharel em Direito. Deputado federal pelo PSOL/RJ. Em 2015, foi eleito um dos dez melhores deputados federais no Prêmio Congresso Em Foco.
  • Mediação: Historiador Francisco Teixeira – Coordenador do SOS Brasil Soberano

     

Sem público presente, com duração aproximada de 90min, o evento será transmitido pela internet, na página do SOS Brasil Soberano no Facebook: www.facebook.com/sosbrasilsoberano

Estará aberto a perguntas enviadas nos comentários do post e será reproduzido posteriormente em vídeo.