Erminia Maricato: "Para entender a crise urbana"
O livro ajuda a compreender a lógica de funcionamento e organização do espaço urbano
Com a participação do economista Carlos Antônio Brandão ( IPPUR/UFRJ), Maria dos Camelôs, do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas e Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), do sociólogo Guilherme Marques, (Doutor pelo IPPUR/UFRJ), Ermínia Maricato (FAU USP e IE UNICAMP) lança no próximo dia 15 de outubro, quinta-feira, às 18h, no Museu da República, o livro Para entender a Crise Urbana.
O lançamento tem o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e integra o Ciclo O BRASIL QUE VOCÊ NÃO VÊ NA TV, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge).
Marcado por uma perspectiva clara, o livro deixa visível também toda a trajetória política e teórica da autora: com o desenvolvimento do capitalismo gesta-se uma “crise urbana”, cuja saída só pode ser pensada e realizada a partir da luta social. Traz, ainda, reflexões teóricas e políticas que auxiliam a compreensão da lógica de funcionamento e de organização do espaço urbano. As características históricas brasileiras, a tradição escravocrata e o patrimonialismo, são elementos fundamentais na compreensão dessa crise, que só pode ser entendida e enfrentada - para a autora -, a partir da perspectiva da luta de classes.
Ermínia Maricato é Professora da FAU USP e professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp. Pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.
Na livraria virtual: https://www.expressaopopular.com.br/node/9113/
Serviço
Local: MUSEU DA REPÚBLICA, Rua do Catete, 153 – Metrô Estação Catete
Dia: quinta-feira, 15 de outubro
Hora: 18h