Sem t%c3%adtulo 1

Conheça os professores do curso de extensão

América Latina no Sistema mundial:Integração Regional e Estratégias de Desenvolvimento

PROFESSORES

 

Resultado de imagem para theotonio dos santos

 

Theotonio dos Santos

Presidente da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável - REGGEN, professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor emérito da Universidade Federal Fluminense. Especialista nas áreas de Economia e Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Economia Mundial, Neoliberalismo, Globalização e Desenvolvimento Socioeconômico. Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos e Universidade Ricardo Palma, ambas no Peru, e pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.

 

Para mais informações http://lattes.cnpq.br/6723468271805377.

 

 

Resultado de imagem para wladimir pomar

 

Wladimir Pomar

Desenvolve suas principais atividades nas áreas de engenharia de máquinas pesadas, planejamento estratégico, jornalismo, pesquisa e elaboração de livros e textos históricos, econômicos e sociais. Mais de 30 anos de atividades relacionadas à Ásia e à China. Sobre este país publicou O Enigma Chinês (Ed. Alfa Omega, 1987), A Revolução Chinesa (Editora UNESP, 2003) e China, Desfazendo Mitos (Ed. Publisher/Pag.13, 2009), além de pesquisas, ensaios e artigos para revistas e jornais diversos. Foi professor de cursos de pós-graduação na Faculdade Cândido Mendes, nas áreas de História da Ásia, China e Vietnã.

 

 

 

Samuel Pinheiro Guimarães

Embaixador e advogado, durante sua carreira profissional foi Chefe do Departamento Econômico do Itamaraty (1988-1990), Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais do Itamaraty (1995-2001), Secretário-Geral das Relações Exteriores (2003-2009), Ministro de Estado - Secretaria de Assuntos Estratégicos (2009-2010), Alto Representante Geral do Mercosul (2011-2012) e, desde 2008, é professor de Política Internacional e Política Externa do Instituto Rio Branco. Publicou Quinhentos Anos de Periferia (Contraponto, 2006); Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes, (Contraponto, 2007).

 

 

 

Ingrid Sarti

Professora de Ciência Política e Relações Internacionais no Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI) e no Curso de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidiu o Fórum Universitário Mercosul – FoMerco (2011-2015). Foi professora visitante no Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA da  Universidade Federal da Integração da América Latina – Unila, de cuja Comissão de Implantação fez parte (2008-2010). É membro do Grupo de Reflexão de Relações Internacionais – GR-RI, nas áreas de integração regional da América do Sul; teoria política e economia política internacional. 

 

Para mais informações http://lattes.cnpq.br/4227833327605633.

 

 

 

Alberto Santoro

Professor Titular Aposentado do Instituto de Física da UERJ, atualmente é líder da equipe do grupo de Física de Altas Energias da UERJ na colaboração CMS/LHC/CERN, trabalhando para aumentar a participação do Norte do Brasil nesta área. De 1969-2001, atuou no CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas: Assistente de Pesquisa; Coordenador CID e Projeto Galileo Galilei; Chefe do LAFEX - Laboratório de Física Experimental de altas energias; membro do CTC (1988-1993). Foi Visitante do Serviço de Physique Théorique CEA Saclay/França. These Dotoctorat D’Etat, orientado por Dr.Gilles Cohen-Tannoudji (1970-1977); representante brasileiro no Projeto HELEN (2006/2008); membro do Cons. Superior da FAPERJ (2007-2011); membro da SCIC do ICFA sobre Conectividade Inter-Regional; representante eleito dos países não-membros do CMS/CERN (2009-2011); Supervisor T2-HepGrid-Brasil-UERJ. Ganhou diversos prêmios e publicou mais de 400 artigos científicos em revistas internacionais.

 

Para mais informações http://lattes.cnpq.br/2474284374033405.

 

 

Monica Bruckmann

Socióloga e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (Brasil); Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Membro do Corpo de Orientadores do Doutorado em Ciências da Administração da Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM; Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável - REGGEN e Presidente da Agência Latino-americana de Informação - ALAI. É membro da Rede de Estudos de Economia Mundial - REDEM, sediada na Benemérita Universidade de Puebla (México). Foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sul-americanas - UNASUR, Diretora do Instituto de Pesquisa Social Perúmundo (Perú), consultora Ad Hoc da Universidade da Integração Latino-americana - UNILA, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Brasil), colaboradora do Centro Internacional Miranda - CIM (Venezuela), assessora técnico-científica da Editora de la UNESP (Brasil), editora da revista Comunicação & Política e colaboradora do jornal francês Le Monde Diplomatique.

Seu último livro, “Recursos Naturais e a Geopolítica da Integração Sul-americana” foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolívia. 

 

Para mais informações http://lattes.cnpq.br/6406832211640681.

 

 

 

Igor Fuser

Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do curso de Pós-Graduação em Energia, também da UFABC. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2011). Pesquisador nas áreas de Política Externa Brasileira, Geopolítica da Energia, Política na América Latina e Política Externa dos EUA. Colaborador e membro do Conselho Editorial dos jornais Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil. Autor de Energia e Relações Internacionais (Saraiva, 2013), Petróleo e Poder - O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico (Unesp, 2008) e As Razões da Bolívia (Editora UFABC, 2015), entre outros.

 

Para mais informações consultar http://lattes.cnpq.br/5360039693866307.

 

Zaccarias Gama

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro permanente do corpo docente do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). Atualmente é subchefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ), Diretor Executivo da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável - REGGEN e membro do comitê gestor do LPP/UERJ - Laboratório de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação, abordando principalmente os seguintes temas: avaliação, políticas públicas, educação superior, formação de professores e avaliação de sistemas institucionais.

 

Para mais informações consultar http://lattes.cnpq.br/4100298243027510.

 

 

 

Cláudio Roberto Marques Gurgel

Economista, mestre em administração pública, mestre em ciência política e doutor em educação. Professor da graduação e da pós-graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, UFF, onde é Sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGAd. Autor de Estrelas e borboletas - origens e questões de um partido a caminho do poder, Editora Papagaio; Evolução do pensamento administrativo, FESP/RJ; A gerência do pensamento - gestão contemporânea e consciência neoliberal, Editora Cortez; Administração - elementos essenciais para a gestão das organizações, Editora Atlas; Estado, organização e pensamento social brasileiro, EDUFF, e Gestão democrática e serviço social, Cortez. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração Pública da UFF/CNPq e seu campo de estudo tem sido o Estado, a administração pública e sua confluência com as teorias organizacionais.

Para mais informações consultar http://lattes.cnpq.br/9907815760130945.

 

 

VIDEOCONFERÊNCIAS

 

 

Christophe Ventura

Professor da Universidade de Paris VIII e pesquisador do Institut de Relations Internationales et Stratégiques-IRIS. Participante do processo dos Fóruns Sociais Mundiais desde a primeira edição de Porto Alegre (Brasil) em 2001, colabora em diversos meios de comunicação internacionais, em particular Le Monde Diplomatique, onde escreve regularmente sobre América Latina.

 

 

 

Andrés Arauz

Ministro Coordenador de Conhecimento e Talento Humano desde 2015, Andrés Arauz é mestre em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). Foi Diretor Geral do Serviço Nacional de Contratação Pública (2015) e anteriormente ocupou o cargo de Subsecretário Geral de Planejamento do Bem Viver, na Secretaria Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (Senplades). Em 2012, foi Presidente do Comitê Interministerial de Qualidade, coordenando a  Agenda Regulatória com mais de 20 agências de regulação e controle para a transformação produtiva em cinco eixos: sustentabilidade da balança de pagamentos; eficiência energética e biofísica; consumo para o Bem Viver, padronização da demanda pública; e diversificação de exportações.

 

 

 

Francisco López Segrera

Ex-diretor da Unidade de Ciências Sociais e Humanas para América Latina e Caribe da UNESCO e Professor Adjunto de Educação Superior Internacional Comparada na Cátedra UNESCO de Direção Universitária Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). Foi professor visitante em mais de 14 universidades da América Latina, Espanha, Estados Unidos, Canadá, França e África e conferencista convidado em mais de 100 universidades nestas regiões, além da China, Áustria, Rússia, Canadá e outros.

 

Em breve confirmação dos nomes dos demais conferencistas e professores.