Soberania será tema de plenária nacional na Câmara
O ato reúne diversas entidades, em defesa do emprego e contra as privatizações, nos dias 4 e 5 de setembro, em Brasília
Foto: Wikicommons
C O N V O C A T Ó R I A
O Brasil é nosso: contra as privatizações -- Em defesa do emprego e de nosso futuro
Um amplo conjunto de entidades e organizações representativas do povo brasileiro convoca em caráter de urgência profissionais da educação, dirigentes sindicais, juristas, cientistas, estudantes, parlamentares, religiosos/as, lideranças de movimentos sociais e populares e todas as pessoas interessadas na defesa e na preservação de nosso patrimônio público, de nossas riquezas naturais, da indústria nacional e da autonomia das pesquisas científicas voltados ao desenvolvimento nacional a se somarem nos dias 4 e 5 de setembro ao Ato e Seminário pela Soberania Nacional e Popular, que acontecerá no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos/as Deputados/as, em Brasília.
Buscamos analisar os riscos e ameaças à Soberania Nacional que surgem a partir da estratégia governamental de privatização de empresas públicas, de mercantilização de serviços públicos (educação, saúde e seguridade) e de entrega de riquezas naturais em especial, os minérios, o petróleo, o bioma amazônico, a água e territórios aos interesses de países ou corporações estrangeiras. Queremos analisar também como essa estratégia de governo impacta na educação, na produção de conhecimento científico nacional e na desestruturação do setor industrial brasileiro.
Entendemos que o patrimônio público nacional e tudo o que está sobre ou sob o solo pertence ao povo brasileiro. Assim, não cabe a um governo, eleito para um mandato de quatro anos, desnacionalizar e desestruturar políticas e empresas públicas construídas ao longo de décadas por cidadãos e cidadãs brasileiras.
As empresas públicas brasileiras são rentáveis, geram milhares de empregos e são responsáveis por estimular a atividade econômica de amplos setores da economia nacional. Seus resultados contribuem financeiramente para a sustentação do maior sistema público de saúde do mundo - o SUS e para a educação pública, entre outras políticas públicas.
Por isso, convocamos todas as pessoas, partidos e organizações a participarem deste Ato Seminário, onde buscaremos identificar as ameaças mais iminentes à soberania nacional e popular, projetar o Brasil que queremos e traçar uma agenda unitária de mobilização institucional e popular.
É pelo Brasil. É por todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil não está à venda! Diga não às privatizações!