Minérios Estratégicos e Tecnologia Nacional são tema do Soberania em Debate de 17/08
Live da próxima quinta-feira receberá, às 16h, a cientista social Monica Brukmann, autora do livro "Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana"
SOBERANIA EM DEBATE
Minérios estratégicos e tecnologia nacional
Quinta-feira, 17 de agosto, às 16H
Com a meta de usar os recursos naturais e promover o desenvolvimento de forma sustentável, os investimentos no lítio, níquel e cobre, três minerais usados na confecção de baterias, já aquecem a economia nacional. Em 2022, a cia Vale assinou um contrato de longo prazo para fornecer níquel à Tesla, maior fabricante mundial de veículos elétricos.
O lítio, considerado o mineral do futuro e elemento fundamental para a transição verde, é visto como produto estratégico para o desenvolvimento da economia de baixo carbono. Essencial para a fabricação de baterias de longa duração, como as utilizadas em carros elétricos O Brasil é um dos países com maior potencial de extração do minério, juntamente com Chile, Argentina, Austrália, China, Canadá e EUA.
A autora do livro "Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana", a cientista política e professora da UFRJ, Monica Brukmann, é a convidada desta semana no Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedora
Monica Bruckmann – Mestrada (UFRJ) e doutorada (UFF) em Ciência Política, e bacharel em Ciências Sociais, é professora e coordenadora do Núcleo de Geopolítica, Integração Regional e Sistema mundial da UFRJ. Seu livro "Dialética e imprensa revolucionária em José Carlos Mariátegui" foi traduzido em mandarim e publicado pela editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais (2016). Seu livro "Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana" foi publicado no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolívia e se prepara a edição em português e inglês. Colaborou com jornais e revistas, como o francês Le Monde Diplomatique. Seus trabalhos foram traduzidos para o espanhol, inglês, português, francês, alemão, árabe e chinês dentre outras línguas.
Entrevistadores
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919
Arte e gestão de redes – Ana Terra
Produtor audiovisual – Felipe Varanda
Serviço:
SOBERANIA EM DEBATE
Minérios estratégicos e tecnologia nacional
Quinta-feira, 17 de agosto, às 16H
Canal do SOS Brasil Soberano no YouTube