Lives Quintas Agroecológicas debatem temas da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia

Os encontros receberão, a partir de 10/08, entrevistados e sociedade civil em preparação para o evento, que acontecerá de 20 a 23 de novembro, na Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio.


Na próxima quinta-feira (10/8), às 20h, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) promoverão o primeiro encontro online para uma conversa aberta e democrática sobre políticas de agricultura e agroecologia. Realizadas pelo Zoom e transmitidas pelo YouTube, as Quintas Agroecológicas serão abertas a toda a sociedade civil e receberão entrevistados que tratarão dos temas que comporão a programação do congresso.

Na primeira live (10/8), Jorge Antônio Cacá, Diretor do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge-RJ) e membro da coordenação do Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ) e Roberto Mattar, eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e membro da coordenação do FEEA-RJ recebem os debatedores Generosa de Oliveira, membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e assessora da deputada estadual Marina do MST e Guilherme Strauch, eng Agrônomo, membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater).

Para participar pelo Zoom, basta utilizar o link https://us02web.zoom.us/j/83496423755?pwd=ZnhvYkxJdUJjOC9xbWdhWDQ2eTEydz09 (senha de acesso: 255792) a partir das 20h. Também será possível acompanhar o encontro pelo YouTube do Senge-RJ, em http://youtube.com/Sengerj1.

As lives são parte das atividades preparatórias para um grande reencontro: depois de três anos de hiato em função do distanciamento social imposto pela pandemia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia volta, no próximo mês de novembro, a promover a troca de experiências e saberes entre agricultoras/es familiares, pesquisadoras/es, comunidades tradicionais e movimentos sociais de diferentes países e estados brasileiros. Entre os eixos temáticos do congresso estão o manejo de agrossistemas, políticas públicas e Agroecologia, sistemas agroalimentares e economia solidária, crise ecológica e mudanças climáticas, agriculturas urbanas, educação, saúde, campesinato e soberania alimentar, entre outros.

Para mais informações sobre inscrições e programação, visite o site http://cba.aba-agroecologia.org.br.