Fama redim

Fórum Alternativo Mundial da Água debate acesso a recursos hídricos e saneamento

O Fama começa hoje, Dia Mundial da Água, e vai até 25 de março, em Dakar. No Brasil, entidades nacionais organizam o FAMA 2022 Brasil/Dakar, que poderá ser acompanhado pelo YouTube no canal do Observatório do Direito à Água e ao Saneamento (Ondas).

Começa hoje, Dia Mundial da Água, e vai até 25 de março o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) em Dakar, capital do Senegal. No Brasil, entidades nacionais organizam o FAMA 2022 Brasil/Dakar, cuja programação poderá ser acompanhada pelo YouTube no canal do Observatório do Direito à Água e ao Saneamento (Ondas).

Às 16h30, haverá apresentação geral do evento, com atividade cultura Circuito Dandô. Às 18h30, os debatedores vão discutir a luta de indígenas, quilombolas e povos tradicionais e de áreas urbanas vulnerabilizadas, pelo acesso à água e ao saneamento, os impactos da discriminação de gênero e o racismo estrutural.  

📲 *Assista pelo Youtube:*
ondasobservatóriodosaneamento

✅ _*Conheça a programação de 22 a 25/3 e participe:*_
https://ondasbrasil.org/programacao-do-fama-2022-brasil-dakar/

FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água 💧

O Fama se opõe ao 9º Fórum Mundial da Água (FMA), o “Fórum das Corporações"  que buscam se apropriar dos recursos hídricos, das mais variadas formas, avançam com a privatização da água e do saneamento, privilegiam o agronegócio e as mineradoras, atacam terras indígenas. Para Edson Aparecido da Silva, secretário-executivo do Ondas, uma das entidades que apoiam a organização do Fama, “o Brasil vive um dos momentos mais dramáticos da sua história recente, dominado por um governo e um parlamento que age de acordo com os interesses do mercado, que, com suas ações, aprofunda a miséria do povo, se omite em relação à destruição ambiental e ao desmonte das estruturas de fiscalização e controle. No caso do saneamento, fez aprovar uma lei que facilita e incentiva a privatização, o que poderá deixar mais distante do acesso aos serviços de água e esgoto grande parte da população mais pobre da cidade e das áreas rurais. O Fama será a oportunidade de reunir entidades de todo o país na busca de formas de resistência a esse desmonte do Estado Brasileiro.”

A programação do Fama 2022 Brasil/Dakar prevê oito painéis centrais, com o envolvimento de entidades brasileiras e de outros países da América Latina, entre os dias 22 e 25 de março, além de atividades autogestionadas promovidas por organizações, redes e movimentos que debaterão durante todos os dias do evento, os mais variados temas que se relacionam com a violação dos direitos humanos à água e ao saneamento, a luta das mulheres,  o combate à fome, os agrotóxicos, e a aspectos culturais e religiosos ligados a água. Também estão previstas atividades culturais todos os dias entre um e outro painel. 

➡️ É possível acompanhar as atividades e ações do FAMA 2022 internacional pelo site: https://www.fame2022.org/en/ (em inglês, espanhol e francês) e no Facebook: https://www.facebook.com/FAME2022